5 reflexões sobre o Shabat anterior a 9 de Av

1. O Shabat atual, o Shabat antes de Tisha B’Av, é chamado de “Shabat Chazon” (o Shabat da Visão). Nele é lida na Torá a Parashat Devarim, e a haftarah começa com as palavras “Hazon Yeshayahu” (A visão de Yeshayahu, o profeta Isaías).

2. Talvez essa seja uma palavra da qual devamos tirar a poeira: “visão”. No dia a dia não tratamos dela o suficiente. Tisha B’Av é um lembrete anual de nossa grande história, que é muito maior do que nós mesmos. Nos últimos dois anos, parece que o povo que habita Israel tem apenas uma grande ambição – 61. Que alguém consiga 61 mandatos (a maior parte das cadeiras) no Parlamento. Mas não voltamos para essa terra apenas para formar um governo com maioria no congresso, mas para voltar a nós mesmos depois de dois mil anos de exílio, para ser uma bênção para essa região e uma bênção para o mundo inteiro.

3. Palavras como “redenção” ou “santidade” nunca assustaram nossos ancestrais, nem no exílio, nem no início do movimento sionista. Hoje o vocabulário é muito mais modesto. Muitas vezes falamos de direitos e não de deveres, apenas de valores globais e não dos valores nacionais e judaicos, e só queremos criar um sistema onde todas as tribos se entendam de alguma forma, sem uma visão em comum.

4. Nossos comentaristas explicam que o Shabat Chazon é o Shabat no qual todos deveriam imaginar o máximo – a redenção geral e coletiva. É hora de prestar atenção ao que está faltando no mundo, no que está ausente, no vazio, nos sofrimentos, no aperto – e de rezar pelo bem. Depois de um ano de Corona, depois do desastre de Meron e do desastre de Miami, não é difícil conectar-se ao luto e exigir um mundo corrigido.

5. Assim escreveu o Rabino Kook: “Começamos a dizer algo grande, entre nós e aos ouvidos de todo o mundo, e ainda não terminamos. Estamos no meio de nosso discurso”. Tisha B’Av não é apenas um dia de luto pelo que perdemos, mas um dia de lembrete do que se espera de nós. Shabat Shalom.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *