A coalizão mais ampla / A Nota Diária / Sivan Rahav-Meir:

Tradução: Gladis Berezowsky e Yeshayahu Fuks

Esta foi a pior época e a melhor época para se realizar eleições. A pior – porque somos um estado judeu. Existe uma certa atmosfera única pouco antes de Pessach, e ela foi prejudicada esse ano. A propósito, também não é desejável realizar eleições na véspera do Yom Kipur. Teria sido possível marcar essas eleições um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde. Nestes dias, há um sentimento de celebração, de unidade, um momento família, especialmente depois de um ano de solidão, trazida com o corona.

E há também a importante mitzvá de remover todos os traços de chametz por meio de uma limpeza profunda; a nação de Israel está atualmente preocupada em limpar suas casas, seus carros e tudo mais que tiverem. Eu não ficaria surpresa se o baixo índice de votação (nas eleições da última terça-feira), estiver relacionado a isso. Não é muito conveniente entrar no carro e ir para a seção eleitoral, assim que você termina de tirar tudo da geladeira e toda a comida está na sala de estar.

Mas este também foi o melhor momento para termos eleições, pois fomos lembrados do valor de uma coalizão. Porque depois de todas as divisões e as incompatibilidades, uma noite de santidade – a noite do Seder – chega para inaugurar a coalizão mais ampla. É uma coalizão verdadeiramente unida, já que mais de 90% dos judeus em Israel a celebram. A noite do Seder deste ano nos lembra de que temos uma história com um significado muito mais profundo do que aquele encontrado no capítulo sobre as últimas eleições (a quarta vez em dois anos). Temos um denominador comum poderoso, riquezas culturais que pertencem a todos nós e uma missão comum que começa com o Êxodo do Egito e continua até hoje. De acordo com a Wikipedia, as palavras mais pesquisadas na Internet em Israel antes das últimas eleições foram “Keará do Leil HaSeder” (prato tradicional colocado à mesa do Seder). Isso é que é um “amplo governo de união nacional”…

Chag Sameach!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *