A Primeira Aliyah

 

Na verdade, Avraham Avinu foi o primeiro oleh chadash, ao imigrar para a Terra de Israel. É por isso que essa semana, na Parasha de Lech Lecha, é oficialmente designada como o dia do Aliá. O Rabino Chaim de Volozhin escreve que todos os desafios que Avraham superou – todos os testes que ele passou – nos deram força ao longo das gerações para superar esses mesmos desafios e passar nos mesmos testes. O mesmo ocorre com relação à aliá: “O súbito despertar de cada pessoa para se levantar e fazer aliá para a Terra Santa tem sua origem no poder de Avraham para enfrentar o desafio de ‘Saia de sua terra’ (Lech Lechá).”

Desde que o primeiro “Lech Lecha” foi ouvido em todo o mundo, a mesma mensagem atingiu milhões de pessoas que refizeram o caminho de Avraham: homens e mulheres que seguiram Esdras e Nehemias, os alunos do Baal Shem Tov, os alunos do Gaon de Vilna, os judeus iemenitas, os pioneiros antes do estabelecimento do estado, todos os aliot do oriente e do ocidente após o estabelecimento do Estado de Israel, o rompimento da Cortina de Ferro, as aliot dos judeus da ex-União Soviética, os judeus etíopes, aqueles oriundos dos Estados Unidos, via o movimento “nefesh benefesh”, a aliah dos judeus franceses e muito mais.
Este é um fenômeno sem precedentes na história mundial: um povo espalhado em todas as direções, até os cantos mais longínquos da terra, permanece fiel a um único pedaço de terra e, finalmente, retorna a ele após dois mil anos.

Ontem falei com Susan, uma amiga da América, que fará aliá em duas semanas. Não é fácil deixar sua terra e a casa de seu pai, mas talvez a consciência de que você está fazendo a mesma jornada de Avraham lhe dê forças.

Sinta-se convidado a compartilhar sua história pessoal de sua aliá ou de sua família.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *