A Shemita (Ano Sabático) está chegando! 

Entre o coronavírus e as férias de verão, é possível perder algo muito importante: o ano que vem, 5782, é um ano Shemita (sabático). Esta semana encontrei representantes da Otzar-Ha’aretz, uma organização que incentiva a agricultura observante da Torá, e a seguir estão alguns pensamentos que levei comigo:
* Exatamente como o Shabat que chega a cada sete dias, o Shemita chega a cada sete anos e tem como objetivo acalmar, refrescar e reiniciar toda a economia. Para permitir que a terra e as pessoas descansem. Você está familiarizado com todos os preparativos e arranjos que fazemos antes da chegada do Shabat? Da mesma forma, devemos sentir o mesmo neste momento ao nos prepararmos para o Shemita, um ano inteiro de Shabat para a terra.
* Muitos preferem “não se envolver” com Shemita. Na verdade, quem precisa de tanta dor de cabeça? Mas, ao mesmo tempo, por que tentar evitar kedushah (santidade)? Por que perder a oportunidade de cumprir esta mitzvá especial? Por dois mil anos, durante o exílio de nossa terra, os judeus só puderam estudar o assunto de Shemita, mas agora podemos vivê-lo, então por que não deveríamos?
* Antigamente, vivíamos em uma sociedade agrária. Hoje nem todos nós somos agricultores, mas ainda podemos nos preocupar com os agricultores de nossa geração. Esta é uma oportunidade de apoiar a agricultura israelense ao longo do próximo ano e aprender sobre Otzar Beit Din, um método halachico aprovado de distribuição de produtos Shemita.
* E mesmo que não sejamos agricultores, podemos nos relacionar com o próximo ano de maneira mais espiritual e considerá-lo um ano para nos enchermos de conteúdo. Devemos nos preparar com antecedência para dedicar mais tempo ao aprendizado, à família, ao voluntariado, ao desenvolvimento pessoal – às coisas para as quais não temos tempo suficiente durante a corrida diária. Temos um ano inteiro para tirar uma espécie de descanso do Shabat de nossas preocupações típicas.

Shana Tova, ou talvez devêssemos dizer – Shabat Shalom!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *