Acender a luz

A coisa mais intrigante sobre a porção da Torá desta semana, Parashat Mishpatim é a própria Parashat Mishpatim: logo na semana passada estivemos no Monte Sinai e recebemos os Dez Mandamentos. Como é possível que estejamos passando daquele evento dramático e emocionante, para uma parashá que tem uma lista de 53 mandamentos, com muitos detalhes para cada uma das leis, referentes a todas as esferas da vida judaica?

Nossos comentaristas explicam que esse é exatamente o ponto: as grandes coisas se expressam nos pequenos detalhes. A parashá fala sobre família, negócios, caridade, feriados, alimentação e agricultura. Sobre tudo. Para descer da montanha para a vida, é preciso detalhar e transportar os trovões sons e relâmpagos do Monte Sinai para o nosso cotidiano.

Nesse Shabat se completam cinco anos desde o falecimento do Rabino Yaakov Edelstein, que foi o Rabino-chegfe da cidade de Ramat Hasharon e um exemplo vivo de uma grande Torá, que se expressava em pequenas ações.

Eis uma história para ilustrar, contada a mim por uma residente de Ramat Hasharon: “Eu trabalhei por anos como ajudante na casa do rabino, e ele sempre costumava acender a luz para mim, se ele visse que eu não o fazia. Eu estava lá também no último dia que ele passou em casa. Era segunda-feira. Na cozinha, foi então decidido que o rabino de 93 anos deveria ir para o hospital. Ele se levantou e foi para seu quarto. Eu estava no do outro lado do corredor e estava anoitecendo. Não havia escuridão propriamente, mas também não havia sol do meio-dia. Ele foi e acendeu a luz para mim. Foi incrível. Ele estava arrumando algumas coisas para a sua internação, mas mesmo em um momento tão tenso, ele estava sensível ao outro. Essa foi a a última vez que o vi. Dessa internação ele nunca mais voltou e a última coisa que fez antes de sair de casa para sempre foi prestar atenção na senhora da limpeza, voltar alguns passos e fazer algo por ela. “De certa forma, é o trabalho de todos nós no mundo: acender a luz.”

Shabat Shalom!

Visitas totais 49 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *