Acima de tudo, sonhar

A coisa mais prática que podemos fazer é sonhar. Acima de tudo, sonhar. Na porção da Torá dessa semana, Yaakov Avinu sai de casa pela primeira vez e encontra o resto do mundo. Ele foge de Essav, seu irmão malvado, encontra uma esposa e trabalha para seu questionável tio Lavan, por muitos anos. Mas pouco antes de deixar sua terra natal, ele teve o famoso sonho da “escada de Yaakov”.

Nesse sonho, ele percebe uma conexão especial entre o céu e a terra. A parte inferior da escada repousa na terra, mas o topo alcança o céu. Ele ouve promessas magníficas sobre seu futuro e também sobre o futuro de toda a nação de Israel. E depois que ele acordou de seu sonho, lemos: “Yaakov levantou os pés e foi” (Gênesis 29: 1) e Rashi explica: “Assim que recebeu as boas notícias, seu coração levantou os pés e ele se tornou veloz.”

Que bela expressão: o coração levanta os pés. Porque quando alguém tem um sonho, a alma afeta o corpo que recebe uma força especial para seguir em frente. Yaakov Avinu nos lembra o quão importante é viver de acordo com um plano, uma visão e uma missão. Quando temos um propósito mais elevado, somos abençoados com enormes poderes para agir e o coração levanta os pés.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *