Alô, direto do túnel do tempo / A Nota Diária / Sivan Rahav-Meir:

Pensamos que a manchete principal de hoje seria quem não aceitaria formar uma coalizão no próximo governo com Lapid, ou Bennett, ou Saar. Mas então chegaram notícias da Autoridade de Antiguidades, nos lembrando de que nossa história é maior do que isso. O momento não poderia ser melhor para receber uma saudação tão emocionante diretamente do passado.

Em uma operação especial no deserto da Judéia, para evitar o roubo por ladrões de antiguidades, fragmentos de pergaminho de 2.000 anos foram desenterrados na Caverna do Horror, lugar que recebeu esse nome por terem sido encontrados ali esqueletos de judeus, homens, mulheres e crianças, que foram massacrados pela Legião Romana, na época da Revolta de Bar Kochba. Mas, lado a lado daqueles restos mortais, foram encontrados versículos bíblicos, que ainda estão “vivos” até os dias de hoje. Depois que os fragmentos, escritos em grego, foram reunidos e decifrados, as palavras eram quase idênticas às do livro de Zechariá (Zacarias) – palavras que, nesse momento, são como água fria sobre nossas almas cansadas:

אֵלֶּה הַדְּבָרִים אֲשֶׁר תַּעֲשׂוּ: דַּבְּרוּ אֱמֶת אִישׁ אֶת רֵעֵהוּ, אֱמֶת וּמִשְׁפַּט שָׁלוֹם שִׁפְטוּ בְּשַׁעֲרֵיכֶם, וְאִישׁ אֶת רָעַת רֵעֵהוּ אַל תַּחְשְׁבוּ בִּלְבַבְכֶם, וּשְׁבֻעַת שֶׁקֶר אַל תֶּאֱהָבוּ, כִּי אֶת כָּל אֵלֶּה אֲשֶׁר שָׂנֵאתִי נְאֻם ה'””Estas são as coisas que vocês devem fazer: Falem a verdade, cada um ao seu próximo; a verdade e juízo de paz julgarás em suas cidades. E que ninguém pense mal de seu próximo em seu coração, nem amem a juramento falso – porque tudo isso é o que eu odeio, diz o Senhor.”

Sempre que um tesouro antigo como esse é descoberto, dizemos que isso é mais uma prova de nossa conexão antiga e profunda com esta terra, e o quanto nossa história não é política e não começou em 1948. Mas parece-me que antes de trazermos essa evidência aos palestinos e outros que se opõem ao nosso direito de estar aqui, devemos ser lembrados dessa conexão primeiro entre nós – o que essa conexão significa e como ela deve nos inspirar, especialmente agora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *