Até aonde vai a velocidade dupla?

O que você acha do dobro de velocidade no WhatsApp? Recentemente, o aplicativo começou a permitir que você ouça mensagens gravadas em velocidade dupla. Economiza muito tempo desnecessário, mas descobri que fiquei viciada nisso. Que às vezes, mesmo em ligações regulares ou em conversas cara a cara, eu preferia acelerar a pessoa que estava conversando comigo.

Paciência, atenção, concentração, espera, a habilidade de estar aqui e agora e não correr adiante, a habilidade de experimentar total ou completamente – tudo isso está seriamente prejudicado na era digital. É por isso que o Shabat está assumindo um novo sabor, um novo significado em nossa geração.

Afinal, provavelmente iremos rodar jogos de futebol em velocidade dobrada em breve (90 minutos não é muito?). Ou músicas (por que realmente investir e ouvir uma música por 3 minutos inteiros?). Mas o Shabat interrompe essa corrida implacável, a via expressa da tecnologia. De repente, você não está mais correndo para lugar nenhum. Um dia inteiro onde as pessoas conversam, cantam, comem, rezam, descansam, leem, e tudo é feito de maneira diferente, à vontade. Há tempo.

Talvez seja um pouco como um aplicativo invertido – não de aceleração de velocidade dupla, mas de desaceleração, de contato pleno com a realidade – ativado no início do Shabat.

Shabat Shalom!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *