Queria compartilhar com vocês uma historia que me aconteceu há um ano atrás nesta época e me fez refletir, talvez toque no coração de alguns de vocês também.

Saí uma manhã com meu carro normalmente, estacionei e fiz o que precisava e quando voltei o carro pifou. Tentei ligar várias vezes e não estava ligando, mas eu estava vendo que o problema não era bateria. Mas também não tinha como sair do lugar e eu não sabia o que fazer.

Antes de ligar para o guincho, fiz uma tentativa bem comum aqui em Israel.

Existe aqui em Israel uma ONG, um irgun chamado iedidim voluntários maravilhosos que cada vez que alguém tem algum problema com o carro onde for, ligamos para eles e mandam o voluntário que está mais próximo.

O voluntário realmente chegou em poucos minutos e realmente viu que a bateria está ótima e me falou parece que seu tanque está sujo, vou ligar seu carro sem voce dar a partida, mas você tem que ir direto para o mecânico, pois se desligar não tem como ligar normalmente.

Ainda bem que ele era meio entendido e por cabos conseguiu ligar o carro sem ter que dar partida e fui logo para o mecânico.

Deixei o carro lá para revisão e depois de um tempo me ligaram como eu coloco gasolina ao invés de diesel. Eu falei que é impossível, já tenho este carro há 16 anos, eu nunca me confundi.

O mecânico ainda me dá uma bronca, que o tanque não se suja sozinho, se eu coloquei soler, então como tinha benzin?

O meu carro é reabastecido a soler (diesel), e um dia antes emprestei meu carro para uma pessoa que por engano colocou benzina (gasolina). O carro pifou e não tinha mais como ligar.

Já nem falo que fiquei 2 dias sem carro, que tive que trocar filtro e limpar tudo, (que custou quase 2000 shekalim) além de que na semana anterior eu tinha enchido o tanque e foi tudo para o lixo.

Quando fui buscar o carro o atendente me explicou que fizeram tudo que podia, mas não tem garantia de serviço e nas peças quando isto acontece, pois pode acontecer que a gasolina já passou para outras partes do carro e tenha outros prejuízos.

Eu até tinha uns consertos para fazer e ele me falou, nos próximos 2 meses não faz nada para ver que não teve outros prejuízos por causa disto.

Nos dias seguintes eu ainda estava abismada como um erro bobinho pode ter tanto prejuízo agora e a longo prazo. A pessoas realmente fez por distração, lógico que não de propósito, era alguém que já pegou meu carro várias vezes e sabia que precisa colocar soler e não gasolina.

Mas eu ainda estava refletindo.

A gasolina é muito mais cara que o diesel, ou seja, na teoria deveria ser melhor e o carro funcionar melhor. Mas cada carro é um carro. Cada um tem seu tipo de abastecimento, às vezes mais caro e às vezes mais barato. Mas cada um com seu abastecimento. E estamos falando de uma simples máquina!!!

Imagina nós seres humanos, cada um de nós tem seus sentimentos, sua história, cada um tem suas maneiras pessoais que a abastecem ou que a prejudicam.

Uma pessoa às vezes pode fazer um engano com outra e não imagina o prejuízo que pode causar e mais ainda pode até fazer propositalmente sem perceber

– Puxa, comprei o do mais caro, o do melhor e outro e o outro não está feliz? (a gasolina é tão mais cara…)

Acho que temos que levar esta mensagem sempre conosco na vida e lembrar do carro. Quando pensamos e queremos fazer algo para o próximo, temos que entender e nos informar qual tipo de abastecimento ele precisa? Às vezes o que achamos que é bom para nós, pode causar um prejuízo enorme para o próximo! O que faz que um possa funcionar bem, pode causar obstáculos para o outro e sujar e entupir seu filtro…

Estamos agora no mês de Tamuz, entrando no mês de Av. Nas semanas de luto sobre o Beit Hamikdash.

Sabemos que em cada geração que o Beit Hamikdash não está sendo reconstruído é porque nós da geração precisamos nos aprimorar.

O beit Hamikdash foi destruído por ódio gratuito, e nós tentamos principalmente nesta época nos melhorar com o amor gratuito.

O amor verdadeiro e fazer e dar para o próximo o combustível que ele precisa para ele funcionar melhor.

Que Beezrat Hashem nesta época (e sempre) possamos realmente entender e respeitar nosso tanque e o tanque do próximo e abastecer com o melhor para cada um e juntos viajarmos em lindas estradas para bons lugares

Chodesh Tov

Com carinho

Sandrinha

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *