Como preparar um sanduíche

Uma amiga minha, mãe de algumas crianças pequenas, escreveu-me o seguinte:
“Quando se trata de fazer sanduíches, lavar pratos e ajudar nossos filhos com os deveres de casa, realmente não temos escolha. Nossa escolha é como fazemos essas coisas. Com alegria ou com frustração, com amargura ou com entusiasmo. No entanto, se é fato que teremos tarefas monótonas a executar hoje – por que não as fazer de todo o coração? Precisamos apenas adicionar pensamentos positivos a essas tarefas, lembrando que as estamos executando por aqueles que amamos.

Com Avraham Avinu, aprendemos a realizar ações rotineiras diárias com agilidade, alegria e entusiasmo. A Parashá começa com a famosa história da hospitalidade de Abraão. Os comentaristas da parashá pedem que prestemos atenção aos detalhes: ‘E Avraham se apressou para a tenda de Sarah, e ele disse, “Apresse três medidas de farinha e farinha fina; amasse e faça bolos. E para o gado Avraham correu, e ele tomou um bezerro, tenro e bom, e ele deu para os jovens, que se apressaram em prepará-lo.’

Avraham se apressa em mostrar hospitalidade a estranhos e influencia outros a se apressarem também na preparação da celebração. Na verdade, ele dança com os pratos enquanto serve seus convidados, como se tivesse acabado de ganhar um prêmio. Mais do que os convidados gostam da festa, parece que Avraham gosta de cumprir a missão para a qual foi criado, a missão de ajudar os outros. Avraham Avinu nos ensina que a vida não é apenas sobre o que você faz, mas sobre como você faz. É tudo uma questão da atitude que você escolhe. Por exemplo, como você serve um copo d’água para alguém?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *