Duas ideias de Eden Harel para Hanukkah

Aqui estão duas idéias sobre Hanukkah que ouvi de Eden Harel. Um pensamento é muito espiritual e o outro é muito prático.
“A luta de Chanucá não acabou. Em contraste com outros inimigos que queriam nos destruir, os gregos diziam: Não temos nenhum problema que continuem vivendo, contanto que seja sem sua espiritualidade. Eles não queriam matar, apenas para fazer decretos para minar nossa identidade. Portanto, a guerra com eles não acabou e é a guerra mais longa. É uma guerra cultural contra nosso estilo de vida, nossa visão de mundo. Como definimos a beleza, como definimos o sucesso, como definimos a felicidade. Esta é uma luta que ainda persiste, mesmo neste momento.”
“Em muitos livros chassídicos está escrito que devemos olhar profundamente nas chamas das velas de Chanucá. Durante todo o ano, vemos coisas que preferiríamos não ver, que não têm nada a ver conosco, tantos anúncios e vídeos que aparecem constantemente, quer estejamos na rua ou nas redes sociais. Chanucá é uma oportunidade para iluminar os nossos olhos, para purificar a nossa visão, para simplesmente sentar-nos em silêncio e contemplar a luz sagrada que as velas emitem.”
E então me lembrei que esses belos pensamentos sobre o choque entre a cultura popular e Chanucá vinham da mesma personalidade da mídia que, na minha infância, serviu como apresentadora na MTV e mais tarde adotou uma vida de Torá e mitzvot. Feliz Chanucá.

Visitas totais 103 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *