É (ainda) Chanucá!

Feliz Hanukkah! Sim, hoje ainda é Hanukkah. Hanukkah não terminou ontem à noite, com o acendimento das velas, porque no judaísmo o dia começa à noite. Aqui estão vários fatos sobre o último dia especial de Hanukkah à nossa frente.
1. As palavras Zot Hanukkah representam o último dia de Hanukkah, que é considerado o dia mais importante e sagrado de Chanucá, o dia em que nosso julgamento final é selado. Desde o início do mês de Elul, através de Rosh Hashaná, os Dez Dias de Arrependimento, Yom Kippur, Sucot, Simchat Torá, através dos meses de Cheshvan e Kislev, o processo que começou no primeiro dia de Elul termina. É dito que quem não terminou de fazer Teshuvá durante os Dez Dias de Arrependimento pode consertar seus caminhos em “Zot Hanukkah.” Existe até o costume de nos cumprimentarmos neste dia com “gmar chatimah tova” (que vocês tenham uma boa selagem ou julgamento final).
2. E por que chamamos este dia de “Zot Chanucá”? Porque essas palavras são encontradas na leitura da Torá de hoje, que inclui as palavras “Zot Chanucá HaMizbeach.” Tradução: “Esta era a oferta de dedicação para o altar” ([no Tabernáculo ou santuário do deserto] no dia em que foi ungida [Números 7:84]).
3. Existem grupos chassídicos que realizam um feriado tisch (festa à mesa de um Rebe), com canções e comidas especiais, e também existem famílias acostumadas a realizar uma festa familiar alegre (e não apenas porque as crianças estão voltando para escola a próxima dia…).
4. Existem aqueles que têm o costume de queimar pavios de restos, em vez de apenas jogá-los fora, em reconhecimento à separação de sua Chanukiya. Existem aqueles que guardam os pavios que sobraram até a queima do chametz em Erev Pessach, conectando os dois feriados desta maneira.
5. 5. Este é considerado um dia de oração exaltada. É um dia de oração para que saibamos distinguir entre a luz e as trevas o ano todo, e não nos confundamos entre o bem e o mal. Rebbe Yisrael de Rozhin, entre os gigantes do movimento chassídico, disse: “O que os tzadikim podem fazer HaShem fazer em Rosh Hashaná, um simples judeu pode fazer HaShem fazer em Zot Chanucá.”

Tenha um feliz Zot Chanucá.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *