Liel

Durante o tempo que estivemos nos Estados Unidos, vi o quanto os judeus americanos são apegados a Israel. Eles dedicam orações, salmos e boas ações para nós. Repetidamente, eles anunciaram que uma oração é “pela Terra de Israel” ou ‘por alguém em Israel.” Esta é uma oportunidade para sentir o ritmo por um momento, para nos apegar a eles.
Liel Namdar, 15, de Nova York, morreu em um acidente de carro na noite de sábado. As comunidades em Five Towns e Great Nack estão de luto. Liel era amiga de nossa filha. Ela estava frequentando a TAG High School e naquela noite, voltando de uma reunião em Nova York com os formandos do acampamento de verão “Sternberg”, quando o veículo de um motorista bêbado, que estava ilegalmente nos EUA, colidiu com um veículo em que ela estava viajando com amigos.
Seu funeral aconteceu aqui em Jerusalém. A comunidade americana em Jerusalém veio para Har Hamenuchot tarde da noite em grande número, incluindo centenas de meninas e meninos adolescentes que vieram aqui para estudar durante o ano.
Desde o funeral, milhares de pessoas começaram a realizar atos maravilhosos em sua memória – desde a distribuição de velas de Shabat e chalot em toda a cidade de Nova York até a realização de grandes reuniões de havdalah para os transeuntes em bairros judeus.
Duas histórias sobre Liel nos acompanham esta semana. Ambos vêm dos últimos momentos de sua vida:

* No final da reunião com as amigas, antes das meninas entrarem no carro, começou a chover. Todas as meninas voltaram para dentro de casa ou se cobriram confortavelmente com seus casacos. Só a Liel puxou duas amigas para fora e disse-lhes: “Vamos dançar na chuva!”. Esse foi seu último vídeo, dançando na chuva com os amigos, alegre como sempre, aproveitando o momento.
* No último texto que ela enviou, segundos antes do acidente, ela escreveu para uma amiga o seguinte: “Você poderia me lembrar de dizer ‘Shema Yisrael’ esta noite?”. Seus amigos disseram mais tarde que Liel sempre se lembrava de dizer isso. Essa era sua maneira de lembrar a amiga de dizer o Shemá sem insultá-la.
Condolências aos pais Effie e Maya, e aos irmãos – Natalie, Emanuel e Inon. Boas notícias de Jerusalém.

Visitas totais 86 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *