Limpando para Pessach/ A Nota Diária/ Sivan Rahav-Meir

Faltam três semanas para Pessach. A Dra. Miri Kahana do Efrata Teachers College traz uma perspectiva ligeiramente diferente sobre a limpeza durante esta época do ano:
“Queria compartilhar um pensamento ao qual sempre volto: toda essa árdua limpeza é porque somos muito ricos. Não só eu, mas todos nós. Cada um de nós vive com sua família em sua própria casa. quarto separado para os pais, cozinha, chuveiro e banheiro. Nossas casas estão cheias de móveis, roupas, eletrodomésticos e comida. Nossos filhos estão satisfeitos, até esquecem pacotes inteiros de salgadinhos em uma gaveta e deixam na sacola sanduíches que nem provaram. Estamos muito distantes das discussões halachicas de antigamente sobre um forno público para algumas famílias, sobre a única roupa do homem pobre que deveria ser devolvida todas as manhãs se emprestada, ou sobre lavar a única roupa que uma pessoa tem para o Shabat.
Apesar das dificuldades e desafios de nossa geração, tenho certeza de que todos nós temos pelo menos um bisavô que ficaria louco de surpresa e alegria se visse a prodigiosa prosperidade em que vivem seus bisnetos. Portanto, de vez em quando, lembro-me de parar de reclamar de quanto ainda temos para limpar ou de quanto ainda temos para cozinhar, e simplesmente me concentrar em quanto temos.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *