Não Vencerão!

O texto de hoje é dedicado a quem acordou de forma triste e pesada esta manhã, para realizar suas tarefas diárias.

Uma das belas canções de Naomi Shemer é “Não me vencerão”. Pelo nome, seria de esperar alguma marcha militar, mas Naomi escreveu que o caminho para a vitória de um povo, consiste simplesmente em muitas pessoas se levantando de manhã para os afazeres de suas vidas – aprender, construir, criar:

Da minha janela vejo uma rua, como um rio se elevando
E as pessoas vão para o seu dia de trabalho
E crianças que estudam Torá, indo com a mochila nas costas
E em suas mãos estão vários ramos de murta floridos
De repente acontece, tudo fica claro e para mim mesmo digo:
Não vão me derrotar!
Não se consegue me derrotar tão rápido.

Por que uma pessoa se levantar para trabalhar e uma criança ir à escola são considerados vitória? Esse poema remete a uma discussão que aparece em nossas fontes, em torno da seguinte pergunta: Qual é o versículo mais importante da Torá?
Um sábio sugere o versículo “Ouve Israel” (Shemá Israel). Outro sábio indica o versículo “Ama o próximo como a ti mesmo”. O versículo escolhido, entretando, é: “Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás à tarde.”. Ele descreve a oferenda permanente (korban tamid) realizada no Templo de Jerusalem, de manhã e à tarde, duas vezes por dia, todos os dias.

Perseverança, consistência, atividades diárias aparentemente rotineiras, continuidade da vida com base na fé na justiça de nosso caminho – este é o segredo da vitória.

Isso é exatamente o que nossos inimigos querem interromper, e então, cada ação que manifesta vida, que representa construção, que consiste numa mitsvá e cada coisa que realizemos esta manhã – é parte da resposta. Não vão nos derrotar tão rápido!

NT. Naomi Shemer foi uma famosa poetisa israelense. A Nota de hoje foi escrita após um terrível atentado perpetrado ontem à noite por terroristas árabes, na cidade de Bnei Brak.

Visitas totais 78 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *