Integrando a Kehila judaica do Brasil & Israel.

O site ainda encontra-se em fase de implementação, portanto ele ainda está sujeito a constantes atualizações e melhorias.
Por favor nos comunique caso verifique algum problema de má funcionalidade. E enquanto isso, sinta-se à vontade para verificar nossa seção de notícias, avisos, empregos entre outras páginas que já estão em funcionamento.

19 Tishri 5782 (25/09/21)

Interagindo a Kehila judaica brasileira do Brasil & Israel.

Seu cantinho de informações, dicas, crescimento, aprendizado e muito mais!

 824,053 visitantes no nosso site,  1,985 Visitas hoje

Seu cantinho de informações, dicas, crescimento, aprendizado e muito mais!

Google quer salvar o Yidish…

Google quer salvar o Yidish…

Yidish, a língua dos judeus da Europa. Surgiu na Alemanha séculos atras, baseada no alemão local da época. Com o passar do tempo, a língua mudou um pouco, acrescentou muitas palavras do hebraico e das línguas locais – polonês, russo, húngaro, inglês… – e também desenvolveu sotaques e pronuncias distintas, como a pronúncia polonesa e lituana…

Em consequência da shoa (holocausto) e o assassinato de 6 milhões de judeus, é claro que muitos dos que falavam yidish não vivem mais. Como a maioria dos judeus hoje mora em Israel e nos EUA, as línguas mais faladas são o hebraico, o inglês e ainda o russo.
Antes da guerra, o yidish era a língua de judeus não-religiosos também. Havia por exemplo o Bund, um partido de judeus comunistas que usavam o yidish nas suas conversas e nos seus jornais. Hoje em dia, a língua é falada no dia-dia quase que somente entre judeus ultra ortodoxos ou chasidim.

E aí aparece o rabino Google (rabino, doutor, professor…) e resolve que quer ajudar a preservar as línguas que estão em extinção. Assim como existem espécies de plantas e animais em extinção, existem também línguas… 😅

E o Google está saindo com um aplicativo que vai ensinar diversas línguas indígenas… Yidish, Yugambeh, Tamazight, Maori, Creole e outras.

O aplicativo: https://woolaroo-project.appspot.com/languages/change

Divirtam-se…
David Wolf (que fala ydish) 😂
Rita News