O ano letivo – começando!

O primeiro de setembro chegou. Por causa da pandemia, estamos principalmente preocupados com a questão de como as crianças irão estudar, mas o que eles vão aprender?

Em 1949, o primeiro ano do Estado de Israel, Zalman Shazar, Ministro da Educação, escreveu uma longa carta aos jovens estudantes do novo Estado. Eis algumas frases que, a meu ver, despertam a saudade dos dias em que as pessoas ousavam se expressar assim:

“Cresçam, jovens irmãos e irmãs. Abram bem as câmaras de seus corações para receber a Torá de Israel. Aprendam por si mesmos sobre o alto preço da lealdade à fé que foi pago por uma cadeia ininterrupta de gerações, sobre quão amargo foi o gosto da escravidão e sobre qual o destino reservado para aqueles que vislumbraram o renascimento de Israel. Lembre-se: vocês estão sendo convocados para serem os sucessores. Todo o valor histórico de nosso avivamento depende disso: Ame o legado de seu povo. Aprenda a reviva dentro de si a glória das santas aspirações e uma missão eterna. Prime com carinho nossas maiores mentes criativas e professores, seja desde os tempos antigos ou vivendo conosco hoje.

Estabeleça conexões de coração e alma com nossa herança eterna, sempre renovada. Que a visão dos profetas de Israel seja a visão de suas vidas futuras. A esperança de nossa nação é o Estado de Israel; a esperança do Estado de Israel é nossa juventude. Reúna forças, aprenda bem, aprofunde seus conhecimentos, conheça a Torá de Israel, aprecie o espírito humano criativo, ame a liberdade. E guarde muito bem a herança e a esperança que foi depositada em você. “

Amen! Pais, professores e alunos – tenham um ótimo ano escolar.

Foto: Flash90

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *