O ano letivo não termina hoje

Mais de um milhão e meio de crianças do ensino fundamental e do jardim de infância em Israel deixam hoje a escola, para as férias de verão, após um ano difícil. Por falar em enfrentar desafios, centenas de milhares de professores e pais são dignos de um reconhecimento especial este ano. Mas o Rabino Yaakov Edelstein, que era o rabino de Ramat HaSharon, certa vez escreveu uma carta sobre as férias para as crianças da escola Rambam local e enfatizou um ponto importante:

“Só o ano letivo está chegando ao fim, mas o aprendizado em si não para. Porque aprender não é apenas adquirir conhecimento. Aprender é principalmente educar-nos para sermos melhores. Alcançar outro nível espiritual, adicionando outro traço de caráter positivo. Esse tipo de educação nunca acaba. Mesmo quando todas as séries escolares terminam, ainda haverá a necessidade de autodidatismo, de buscar o aprimoramento pessoal.

Você se depara com desafios diferentes dos que enfrentamos, mas uma pessoa é criada para superar desafios. Cada era tem seus desafios, cada geração tem seus testes únicos que exigem luta antes que você possa prevalecer. Se durante os meses de estudo a principal ‘batalha’ é travada em torno de prestar atenção na aula, obedecer às regras da escola, evitar atrasos, fazer o dever de casa e assim por diante, então, durante as férias, a ‘frente de batalha’ se move mais para a arena da família e da rua – ajudando os pais, respeitando os irmãos e sendo cauteloso quando se trata das tentações da rua. Assim como na guerra contra doenças e enfermidades, a prioridade é dada à medicina preventiva, o mesmo ocorre em nossa guerra espiritual.

O sucesso brilhará sobre nós se fornecermos à nossa alma uma imunização eficaz, se vivermos uma vida cheia de conteúdo e desenvolvermos bons traços de caráter. Portanto, dizemos a você hoje: o ano letivo acabou – e começa a temporada da autoeducação. Muito sucesso a todos!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *