O Baba Sally

 

Hoje, 38 anos atrás, Baba Sally, Rabi Yisrael Abuhatzira Z”TL, faleceu. O Rabino Zeevik Harel escreveu sobre o famoso rabino e Cabalista, de uma perspectiva ligeiramente diferente:
Fala-se muito sobre a Torá e suas obras milagrosas do Baba Sali, mas quero falar sobre o que ele experimentou em sua vida. É incrível. Aos 18 anos ficou órfão de um pai, que também era seu rabino, e daí se apegou ao tio, Rabi Yitzchak, irmão mais velho de seu pai, que quatro anos depois foi morto por bandidos no Marrocos. Seu irmão mais velho, que era rabino da cidade, foi assassinado pelo governo marroquino e a liderança da comunidade judaica caiu sobre seus ombros.
Sua primeira esposa morreu no parto e sua filha recém-nascida não sobreviveu. Ele se casou novamente, mas por uma década o casal não teve filhos. Anos depois, seu amado irmão mais novo veio visitá-lo e morreu em um acidente de carro fatal. Este não é o fim da lista.
Apenas um desses desastres seria suficiente para deixar uma pessoa amarga e sombria. Mas Baba Sally simplesmente cresceu, superou e se purificou dessas dores. É possível que existam duas opções diante de situações como as que você viveu: desmoronar ou ficar mais sensível, mais compreensão da dor dos outros. Baba Sali sentiu tudo – desde a dor de cada pobre e necessitado que veio a ele, até a dor da Presença Divina.
Talvez centenas de milhares de pessoas tenham encontrado conforto nele porque ele entendeu o que é perder um pai, o que é perder uma esposa, o que é esperar para ter filhos. Suas orações e amor por todos vieram de um grande e caloroso coração.
Uma vez em Chanucá, ele viu o dinheiro de Chanucá sendo distribuído às crianças em notas e disse-lhes que distribuíssem a mesma quantia, mas que o fizessem em moedas. Eles perguntaram por quê, e ele respondeu que uma criança fica mais entusiasmada com uma moeda brilhante do que com uma folha de papel. Quanto maior você é, mais sensível você é para os mais pequenos e sua grande sensibilidade tocou o coração dos mais pequenos.
Em sua memória

Visitas totais 63 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *