O que aconteceu hoje na história Judaica/ Nota Diária/ Sivan Rahav Meir

Tradução: Gladis Berezowsky e Sergio Fuks

As eleições estão sendo realizadas em um dia dramático: 10 de Nissan. Dois eventos históricos ocorreram neste dia, há milhares de anos.

No dia 10 de Nissan, alguns dias antes do Êxodo do Egito, os Filhos de Israel separaram as ovelhas para serem sacrificadas quatro dias depois, antes do primeiro Pessach. Nossos comentaristas observam que a ovelha era considerada uma divindade pelos egípcios que adoravam ídolos. Portanto, separar uma ovelha para o abate era um prenúncio de liberdade e redenção. O povo judeu ousou ir contra as normas aceitas pelos egípcios como um primeiro passo no caminho para a independência.

Anos depois, é contado no Livro de Yehoshua (Josué) que hoje, dia 10 de Nissan, foi o dia em que o povo judeu cruzou o Rio Jordão e pôs os pés pela primeira vez na Terra de Israel. O fato de que neste dia os judeus entraram pela primeira vez na Terra de Israel, juntos, como uma nação, também é observado na legislação do Knesset de 2016 que transformou o dia 10 de Nissan em Yom HaAliyah (Dia da Aliyah), um feriado nacional israelense.

Todos nós somos produtos de Aliyah. Todo mundo que mora aqui é um novo imigrante (ole chadash), ou filho de um novo imigrante, ou neto de um novo imigrante, etc., etc. É uma reunião contínua de todas as Diásporas.

E então, sim, no dia 10 de Nissan vamos às urnas para votar nas eleições pela quarta vez em dois anos. Mas se olharmos para o passado, lembraremos que nossa história é muito maior e mais antiga. Boas Eleições!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *