O que está escrito sobre você na parashat Bereshit?

O livro “Netivot Shalom” afirma que cada um deve ler a Torá como se ela tivesse sido escrita sobre ele. Ou seja, essa semana em Bereshit lemos não apenas sobre a história, mas também sobre os eventos atuais:

Com a criação do mundo e a criação do homem narradas na parashá, nós também somos recriados. Algo no mundo inteiro se renova. Esse Shabat é chamado de “Shabat Bereshit” e é considerado um Shabat que afeta todo o ano, então a maneira como nos comportamos é importante. É o “Gênesis” do ano 5782.

E com a criação do primeiro casal, Adam e Hava (Adão e Eva), a figura de um casal é criada no mundo. Nos casamentos, nas sete bênçãos sob o dossel (hupá), o casal é convidado a ser tão feliz quanto Adão e Eva foram felizes “no paraíso”. Qual é o significado da bênção? Para Adam, havia apenas uma mulher em todo o mundo. Para Hava, havia apenas um homem em todo o mundo. Embora hoje existam bilhões de pessoas ao redor, parabenizamos na cermônia de casamento, o casal que se sentirá da mesma forma.

Então vem a cobra. Cada relacionamento e sua cobra. Cada homem e a respectiva serpente espreitando por ele. É preciso aprender sobre o primeiro pecado para aprender as devidas lições e ficar atento aos perigos. Para não destruir o nosso paraíso…

Então, também mais tarde, quando Caim mata Abel e pergunta: “E por acaso sou guardião do meu irmão?”, Não é algo que ficou no passado. Isso continua a acontecer, infelizmente, e desde então, a porção semanal da Torá, alerta para violência, derramamento de sangue e falta de responsabilidade.

Com isso em mente, tudo ganha vida diante de nossos olhos, e a leitura pode nos afetar e mudar para melhor. Shabat Shalom!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *