O Shabat Mundial 

Esse próximo Shabat é o “Shabat Mundial”, uma tradição que vem ganhando força nos últimos anos. Incontáveis organizações judaicas ao redor do mundo estão trabalhando para garantir que nenhum judeu deixe de celebrar este Shabat de alguma forma. O Hangar 11 em Tel Aviv hospedará uma refeição de Shabat para mil pessoas, os campi dos EUA organizam vários Kabalat Shabat gigantescos e as pessoas convidam outras de bairros e prédios vizinhos. O objetivo é que todos se conectem ao Shabat e conectem mais pessoas ao seu redor.

A apresentadora Rotem Sela divulgou nessa semana um vídeo em que sua filha lê um pequeno texto que escreveu, no qual implora à mãe que deixe o telefone e lhe dê atenção. A filha de Rotem não irá sincronizou propositalmente o vídeo com as preparações para o Shabat Mundial, mas muitos parecem se sentir um pouco como ela, em uma corrida implacável por atenção e conexão. Não apenas as mensagens do WhatsApp recentemente mudaram para a velocidade dobrada, nossas vidas também.

O Shabat é uma oportunidade para voltar ao normal. Coma, durma, converse, reze, cante, leia. Desconectar – para conectar. Shabat Shalom!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *