Onde está o seu prato?

A seguinte história me foi contada pelo Adv. Or Alon, marido de Tzipi Hotoveli, embaixadora israelense em Londres, após o encontro do casal com a Rainha da Inglaterra. Lembrei-me da história por causa da parashá da Torá dessa semana, Shemini, que detalha as leis alimentares, que definem a mesa e o prato judaicos há milhares de anos:

“Um rabino foi convidado para um evento com a família real britânica e trouxe com ele ao palácio, com a devida antecedência, seu prato e talheres, por causa das regras de alimentação kasher. Todo mundo estava prestes a comer, ele organizou todo o necessário para si mesmo, e depois de alguns minutos foi anunciado: todos os convidados tinham que trocar de lugar, para que pudessem se conhecer melhor. Assim, ele levou o prato e os talheres para seu novo lugar.

Havia ali um outro judeu, que riu dele: “Por que você vem com prato e talheres? Kasher é constrangedor, primitivo, envergonha você na frente da rainha.”

Mesmo assim, lá foi o Rabino com seu prato e talheres para o novo lugar, quando o príncipe Philip o interrompe e diz: ‘Senhor, não é necessário levar os talheres. Há outros ali” Ele respondeu: “Não, eu sou judeu, é nós observamos as leis de alimentação kasher.” O príncipe Philip ficou curioso, fez várias perguntas e depois chamou a rainha e disse-lhe: “Você tem que ouvir isso!”. O rabino explicou tudo para a rainha e eles ficaram ali de pé, ouvindo fascinados. De repente, o judeu que havia zombado do rabino viu que ele estava falando com a rainha, aproximou-se para ver o que estava acontecendo e disse ao casal real: ‘Sabem, eu também sou judeu.’ A rainha olhou para ele e perguntou: ‘E onde está o seu prato?'”

Or Alon disse que se lembrou dessa história muitas vezes na missão diplomática do casal: “Não devemos sempre tentar ser como todo mundo. As pessoas valorizam nossa singularidade. Nossa herança não é algo para ser escondido e desprezado, mas algo de que se orgulhar. “

Shabat Shalom!

Visitas totais 46 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *