Pare, privacidade na sua frente

Vivemos em uma época em que é costume expor quase tudo ao público. Quem publica e compartilha coisas pessoais – entre amigos, entre pais e seus filhos, entre um homem e sua esposa e entre um homem e seu D’us – é considerado “valente” e recebe elogios e simpatia. Rabino Chaim Navon descreve um detalhe importante no encontro emocionante entre Yosef e seus irmãos após 22 anos de separação:
וְלֹא יָכֹל יוֹסֵף לְהִתְאַפֵּק לְכֹל הַנִּצָּבִים עָלָיו, וַיִּקְרָא: ‘הוֹצִיאוּ כָל אִישׁ מֵעָלָי’. וְלֹא עָמַד אִישׁ אִתּוֹ בְּהִתְוַדַּע יוֹסֵף אֶל אֶחָיו. וַיִּתֵּן אֶת קֹלוֹ בִּבְכִי, וַיִּשְׁמְעוּ מִצְרַיִם וַיִּשְׁמַע בֵּית פַּרְעֹה.
“Agora Joseph não suportava todos aqueles que estavam ao seu lado e gritou: “Tirem todos de mim!” Portanto, ninguém ficou com ele quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E ele chorou alto, assim os egípcios o ouviram, e a casa de Faraó o ouviu.”
Yosef tira todos para longe dele antes de cair no choro ao encontrar seus irmãos. Porque? Ele não quer que um olhar externo estrague a intimidade entre ele e seus irmãos em seu encontro especial e difícil com eles.
O olhar externo fere a intimidade, pois nos momentos mais íntimos, insere considerações sobre como os outros podem ver seu próprio comportamento, o que os outros vão pensar de nós e o que vão dizer. Se compartilharmos publicamente os eventos íntimos de nossa vida na mídia, o próximo evento corre o risco de não ser espontâneo, íntimo, mas planejado e programado com base em como pode ser visto e considerado.
Na verdade, nem tudo precisa ser um segredo obrigatório. Você pode aprender com Yosef como ele fez com que todos saíssem, mas não fez nenhum esforço para impedir que os outros ouvissem. Yosef vive seus momentos íntimos com profundidade e sinceridade, mostrando seus sentimentos apenas para aqueles que estão realmente próximos a ele, porém não se envergonha de suas próprias declarações.
Podemos prescindir de grandes segredos e vergonha, mas damos espaço aos momentos íntimos e privados. Também aprendemos essa lição com Yosef, o Tzadik.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *