Pensamento, Fala, Ação

Como nos expressamos neste mundo? No estudo diário do Livro de Tanya, alcançamos um estágio em que as três vestimentas da alma são explicadas, ou seja, como nossa alma opera neste mundo.

Bem, podemos nos expressar de três maneiras: com pensamentos, com palavras e com nossas ações. Devemos ser capazes de controlar essas três expressões diferentes de nosso comportamento e não permitir que elas nos controlem. Devemos sempre dar-lhes uma direção positiva: bons pensamentos, boas palavras, boas ações e não o contrário.

Esse mapeamento pode nos ajudar muito: nós determinamos o que pensar, o que falar e o que fazer. Mesmo que eu tenha a tendência de ficar com raiva, pode-se tentar conter a raiva enquanto pensa, não a deixar irromper na minha fala e certamente não deixa ela se manifestar de forma prática. No final, essa é a verdadeira arena da vida – o controle sobre os pensamentos dentro da cabeça, as palavras que saem da boca e as ações que o corpo executa.

O Baal Shem Tov, fundador do movimento hassídico, também nos deu bons conselhos nessa área: todos os dias, nos primeiros momentos do despertar, procuramos estar atentos ao primeiro pensamento, às primeiras palavras e às primeiras ações: tentamos para torná-los particularmente positivos. É fácil começar a reclamar e ficar nervoso na hora de se levantar, mas esses são os primeiros momentos do dia e se acertarmos, eles vão trazer uma influência benéfica para todo o nosso dia.

Boa sorte!

Visitas totais 68 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *