Por que Avraham é nosso “pai”? 

Se organizassem um desfile das pessoas mais influentes do mundo, nosso patriarca Avraham e nossa matriarca Sarah provavelmente teriam sido selecionados no topo da lista. É enorme a importância do processo iniciado nessa parashá de “Lech Lechá”: eles estão embarcando em uma jornada para a Terra de Israel, marcando assim o caminho para milhões de judeus desde então até os dias de hoje. Eles se negaram a praticar idolatria e trouxeram a revolução do monoteísmo, a crença em um D’us único. Eles montaram o primeiro lar judaico, uma tenda de bondade e hospitalidade. Mas em nenhum lugar está escrito por quê eles foram escolhidos para a tarefa.

O Rabino Avinadav Aboukaret oferece uma explicação fascinante em seu novo livro “Dibur Hamatchil”: Por que Avraham foi escolhido? Por que logo ele? A razão pela qual Avraham ouviu essas grandes notícias é sua própria capacidade de ouvi-las. Existe uma voz interior que fala com todos e cada um de nós, mas a maior parte do mundo se recusa a ouvir e foge de seu destino. Avraham ouviu o grito “Lch Lechá” (vá para ti). Ele conseguiu silenciar todas as outras vozes, todos os distúrbios externos, todas as escravidões e tentações ao seu redor, e ganhou clareza de pensamento e iluminação. Em vez de se perder em um mundo cheio de confusão, Avraham entendeu toda a história e se tornou o primeiro judeu, o primeiro oleh chadash (novo imigrante para Israel), o primeiro a acreditar num D’us único.

O Rabi Nachman de Breslev escreve sobre isso: * “Cada pessoa no mundo tem Lech Lechá (vá para ti), que avisa a pessoa para ir para si mesma, ir para a fonte de sua alma.” Que consigamos ouvir.

Shabat Shalom!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *