Quatro pensamentos sobre o caso Chaim Walder e sobre nós

 

1. Esta pode ser uma oportunidade de ouro. Este episódio difícil pode ser um poderoso ímpeto de mudança. Quando uma tempestade está forte, não ousamos ignorá-la ou encobri-la. Devemos nos lembrar e alertar nossos filhos que existem pessoas, mesmo pessoas importantes e famosas, que cometem crimes graves. Devemos deixar claro que qualquer abuso deve ser denunciado imediatamente e que não cabe a lashon hará contar aos outros sobre isso. Trata-se de atos hediondos pelos quais só o perpetrador é culpado e cujo comportamento deve ser interrompido imediatamente.
2. 2. Além das vítimas imediatas, há um dano colateral potencial que devemos nos esforçar para prevenir: a perda da fé. O rabino Chagai Londin escreve que não podemos nos permitir dizer “eles são todos monstros” ou “é impossível confiar em alguém”. Isso seria destrutivo. Para cada agressor, existem milhares de pessoas boas. O mundo está cheio de indivíduos honestos e éticos, mesmo que os poucos que cruzam a linha claramente não o sejam. Mas não podemos pintar toda a raça humana de preto e cair no desespero. A grande maioria é boa, uma pequena minoria não, e a boa maioria deve fornecer ferramentas para lidar com a minoria má
3. Hoje é dia 24 de Tevet, aniversário do falecimento do Rabino Shneur Zalman de Liadi, o fundador do Chasidismo Chabad, o homem que nos ensinou que a batalha mais difícil, a guerra mundial real, está ocorrendo a cada momento no mais turbulento campo de batalha que existe – a alma humana. Cada um de nós precisa vencer nesta batalha perpétua, na luta entre o bem e o mal dentro de nós. Esta é a nossa principal missão na vida.
4. E a Chassidut também nos ensinou que, se vemos ou ouvimos algo ruim, não é por acaso. Não podemos nos permitir relacionar a um incidente doloroso apenas mais um “item”. É proibido apenas ver isso como mais uma notícia suculenta que não tem nada a ver conosco. Devemos tentar aprender com tudo o que acontece, nos aprimorando no processo.

Visitas totais 60 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *