Recomendações para esse momento

No final, não tivemos tempo para esta entrevista. Convidei três mulheres para os estúdios de TV (Canal 12), ontem à noite, para falar sobre o impacto emocional que atingiu a todos, em razão dos acontecimentos, mas uma reportagem atrás da outra, um míssil atrás do outro, e eu tive que pedir a cada uma delas, às duas da manhã, que se contentassem em dizer apenas uma frase. Assim, tive o privilégio de receber uma lição resumida e focada, em benefício de nosso estado emocional, neste momento. Acho que vale a pena ouvir.

•A Dra. Shiri Daniels, da organização Eran, disse: “Precisamos criar um bunker na mente também. Assim como todo mundo tem um espaço protegido fisicamente, também é necessário um abrigo em sua mente, que também precisa ser devidamente equipado. Com o quê? Com pensamento positivo, uma fala construtiva, com apoio. Todos deveriam verificar este espaço protegido agora.”

• Michal Yanai, a “Rainha das Crianças” desde minha infância, contou: “Minha filha me perguntou: ‘Mãe, a que horas é sirene hoje?’ Ri e entendi o quanto as crianças precisam de rotina, e quanto nós somos aqueles que devem proporcioná-la. Precisamos administrar a vida das crianças, mesmo durante este período, e não permitir que o terrorismo conduza as suas vidas.”

• E a psicóloga Nili Aaronson disse, na televisão, que a TV deveria ser desligada: “Os adultos ensinam o mundo às crianças. É fundamental regular a informação, reduzir as doses, verificar a que estão expostos e decidir a que não permitir que sejam expostos. O quanto assistem, o que assistem, nem todo vídeo violento precisa chegar até eles. E também até nós. Essa é nossa responsabilidade.”

• Eu não disse isso durante a transmissão, mas aqui vou escrever, que existe outra ferramenta que pode ajudar: estamos antes do Shabat e antes do feriado de Shavuot, o feriado da entrega da Torá. Esse é o momento mais apropriado para lembrar quem somos, o que fazemos aqui e por quê. De onde viemos e para onde vamos.

Shabat Shalom e que tenhamos boas notícias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *