Renovação!

Tenham todos um bom mês! Nesse Shabat celebraremos o início do mês de Nisan, um mês de renovação, de saída da opressão para liberdade, época de boas notícias. Ao acender as velas do Shabat hoje, vamos receber não apenas o Shabat, mas também o novo mês.

Tive o privilégio de entrevistar nos últimos dias, alguém que me ensinou uma lição sobre renovação, pertinente para pessoas em qualquer idade: ela se chama Doba Dobergritz e tem 100 anos e cinco meses de idade. Sobrevivente do Holocausto, nasceu na Ucrânia e viveu lá toda a sua vida, até agora. Quando a situação em Kiev piorou, ela ligou para o ONG judaica ZAKA-Ucrânia e eles, juntamente com o MADA (NT. Estrela de David Vermelha, versão judaica da cruz vermelha), saíram para resgatá-la.

A operação durou 11 horas consecutivas, de ambulância, até chegar à Moldávia, longe da guerra. Em uma entrevista com ela e Valerie Dictine da ZAKA, que a resgatou, perguntei a Doba para onde ela pretende ir agora. Ela respondeu: “Para Israel, para o seu país”, e imediatamente se corrigiu: “Quero dizer, para o nosso país!”.

Finalmente, perguntei se ela se poderia dizer alguma coisa em hebraico. Ela disse “Shalom Yisrael” e então se virou para Valerie e perguntou: “Como se diz ‘Obrigado’ (Spasiba) em hebraico?”. Valerie respondeu: “Todá”.

Vi diante dos meus olhos uma mulher de mais de 100 anos, que está começando a aprender um novo idioma, que na verdade é o idioma dela! Eu vi uma demonstração ao vivo de que você pode ser velho aos 20 anos e jovem aos 100 anos e cinco meses, e que você sempre pode recomeçar e se renovar.

Tenham um mês de Nissan abençoado!

Visitas totais 54 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *