Sobre a adolescência / A Nota Diária / Sivan Rahav-Meir:

A Dra. Hanna Katan conheceu ontem centenas de jovens e meninas, em um workshop chamado “Nifgashot”. Ela é uma ginecologista veterana, mãe de 13 filhos, esposa do Rabino Yoel Katan. Aqui estão algumas das ferramentas que ela trouxe para as meninas, mas que também são relevantes para os meninos:

• “Na adolescência, muitos se sentem muito baixos ou muito altos, muito magros ou obesos. A verdade é que não adianta fazer essas comparações. Cada um tem sua própria beleza especial. Você não deve se parecer com ninguém, mas como você. Hoje (ontem) é o Dia Internacional da Mulher. Olhem para as primeiras matriarcas, mães da nação judaica. Diz-se que elas tinham uma beleza interior e simplesmente irradiavam do interior delas a verdade. E era impossível não amar isso. Se amarmos a nós mesmos, se tivermos autoconfiança e alegria, isso se irradiará. Às vezes, uma garota vem à minha clínica e reclama de acne, e eu mal consigo ver uma única espinha em seu nariz. Às vezes chega uma menina com muita acne, e fico surpresa ao ver que ela chega para falar de outra coisa, porque isso não a incomoda tanto, porque ela está feliz e se sente bem consigo mesma.”

• “Meu conselho para os adolescentes são os 5 pontos: dormir (importante pelo menos 8-10 horas por dia), movimento (ser ativo, movimentar-se), nutrição (saudável e equilibrada), consciência (fé, otimismo, conteúdo, valores) e oração”.

• “Na adolescência muitas vezes se sente tristeza, revolta e insegurança. Tudo muda. Mas o mundo inteiro passou por uma espécie de adolescência esse ano. É normal, e todos devem saber que agora o mundo inteiro se sente assim. É reconfortante. Como se diz, problemas de muitos outros são uma espécie de meio consolo. Estamos juntos nessa história. Os sábios dizem: ‘humildes, é chegou a hora da redenção’. A redenção virá quando formos humildes. Parece-me que esse ano recebemos uma grande lição de humildade. Tomara que isso aproxime logo a redenção.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *