Sobre Proteção e Redenção

Ainda estou tentando digerir o número de participantes e seu significado. Mais de 12.000 meninas, adolescentes e mães, se inscreveram em três dias para a reunião especial por Zoom, do workshop “Nifgashot”, sobre proteção (contra abusos).

Ayala Barnea da organização “Dar Voz – Programas de Proteção para Crianças e Jovens” abriu o encontro com uma pergunta que me surpreendeu: “Quais são os valores que são mais importantes para vocês em suas vidas?”. Qual é a ligação entre a pergunta e proteção, pensei comigo mesma, e enquanto isso, surgiam no chat milhares de respostas: família, amizades, alegria, empatia, voluntariado…

“Vocês vêem?” Disse Ayala, “vejam como há o bem no mundo. Quantos bons valores e boas pessoas. Esse é o nosso ponto de partida. A maior parte do mundo é bom. E uma das coisas importantes que ajudam manter o bem no mundo é manter a privacidade de nosso corpo e do corpo dos outros…

Em seguida, ela falou sobre uma série de regras. Adiante estão dois exemplos:

1. Ninguém tem o direito de nos tocar em um lugar privado, seja quem for, mesmo que seja um parente, uma pessoa famosa, um professor ou irmão mais velho de uma amiga.

2. Estamos em uma idade em que é difícil para nós distinguir entre o bem e o mal, por isso conheceremos a palavra “confuso”. Se acontecer algo confuso, do qual não temos certeza, devemos simplesmente dizer ao adulto em quem confiamos (então, cada um foi convidado a pensar em cinco adultos que podem ser procurados numa situação como essa).

Olhei para Ayala enquanto ela dava exercícios para as meninas, olhei para milhares de meninas e mães de Israel, Londres, EUA, Rússia etc., e percebi que o número de participantes também indica a essência: há uma afirmação, um grito, um desejo profundo de mudança.
Ao estudar a porção da Torá da semana, a porção da Torá de “Bó”, é costume dizer que em cada geração a pessoa deve sair do Egito daquela forma, sempre sair da escravidão para a redenção. Parece-me que tratar dessa questão é definitivamente parte da redenção de que precisamos agora.

Bom mês para todos e que tenhamos boas notícias!

Visitas totais 45 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *