Sobre “Wordle” e os Profetas

Ontem à noite tive o privilégio de falar em uma cerimônia que marcou a conclusão de um programa diário de estudos. A Rebetsin Dra. Adina Shmidman da OU (Orthodox Union) iniciou um programa de aprendizado de um capítulo por dia dos Nevi’im (Profetas) e Ketuvim (Escritos). Depois de dois anos, o ciclo de aprendizagem estava completo e, claro, recomeçou imediatamente. Minhas observações foram as seguintes:

“Há um novo jogo que está conquistando o mundo: ‘Wordle’. Cada dia você precisa descobrir uma palavra de cinco letras, adivinhando suas letras e depois colocando-as na ordem correta para formar a palavra do dia. Você tem seis tentativas para fazer isso e só pode jogar uma vez por dia. O sucesso deste jogo é explicado por seus requisitos exigentes e escopo limitado. Em um mundo de constante estimulação, distração e sobrecarga sensorial com a liberação de dopamina que o acompanha, aqui está algo que nos falta: uma atividade diária simples que nos dá algo para conversar ao longo do dia e esperamos fazer de novo amanhã. Estamos sedentos por isso e talvez este jogo explique a magia de uma rotina diária de aprendizado: queremos voltar à sanidade, a um senso de ordem, a um processo do qual nos sentimos uma parte. O aprendizado diário nos dá essa oportunidade, abraçando o momento, mas também olhando com expectativa para o que o amanhã trará.

No entanto, estudar os Profetas e os Escritos é mais do que apenas uma questão de estudo diário, é conhecer livros com os quais não estamos suficientemente familiarizados, apesar de falarem diretamente a nós e sobre nós. Nossos sábios dizem que nem todas as profecias entregues foram escritas no Tanach, apenas ‘profecias necessárias para as gerações vindouras’. Aparentemente foram muitas as palavras ditas por Yrmiahu (Jeremias), aqui em Jerusalém, mas apenas aquelas que precisavam ser ouvidas pelas gerações futuras – por nós – foram escritas. E essas palavras não foram escolhidas casualmente, mas pelo que significariam para nós hoje.

Parabéns e boa sorte!”

Visitas totais 151 , Visitas hoje 2 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *