Talvez / A Nota Diária / Sivan Rahav-Meir:

Tradução: Gladis Berezowsky e Yeshayahu Fuks

Ontem às 18h parei uma transmissão de zoom no meio, para correr com as crianças até o abrigo. Sirenes em Jerusalém. Quem ainda se lembra onde fica o abrigo no nosso prédio e se está aberto? A filha dos vizinhos estava sozinha em casa, uma de nossas filhas estava em um curso e começou uma rede lotada e preocupante de perguntas, mensagens e telefonemas. E, de repente, amigos de todos os lugares nos perguntaram se estávamos bem, em Jerusalém. Por apenas alguns momentos, sentimos um gostinho (muito amargo) da rotina de vida de nossos irmãos, que vivem na fronteira com a Faixa de Gaza. Não é normal criar filhos assim ao longo do tempo, não é normal permitir tal realidade de forma alguma.

Ontem ouvi frases como “É impossível atirar assim na capital de Israel”. Desculpe, e em Sderot é permitido? Todos nós sentimos ao longo dos anos suficiente responsabilidade mútua e carinho, ou apenas nos acostumamos com ao alerta vermelha no Sul, e é isso? Talvez quando as mães na área central do país precisarem encontrar um lugar para as crianças ficarem, porque o dia de aulas foi cancelado repentinamente, talvez quando nós em Jerusalém de repente pensarmos onde fica o abrigo mais próximo – vamos entender o que está acontecendo com os outros?

“Todo Israel é responsável um pelo outro”, escreveu Rashi em seu comentário sobre a Parashá que lemos no Shabat passado. Não é apenas a descrição de uma situação, mas uma missão. E talvez, se a unidade e a solidariedade entre nós aumentar, a segurança frente aos inimigos também aumentará. Afinal, eles levantam a cabeça ao reconhecerem fraqueza, separação, dúvida na retidão do caminho e indiferença. Talvez então aconteça em nós a oração típica dos dias entre Rosha Hashaná e Yom Kipur, da qual me lembrei de repente ontem, quando vi fotos de Yafo, Lod, Haifa e Ramle: “אָבִינוּ מַלְכֵּנוּ, הָרֵם קֶרֶן יִשְׂרָאֵל עַמֶּךָ”. (Nosso pai, nosso Rei, erga o poder de Israel, seu povo”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *