Tenha um bom mês – com seus pensamentos, palavras e ações

Um novo mês começa hoje – o mês de Tamuz. Recentemente, ouvi um pensamento maravilhoso sobre a renovação diária dos escritos do sagrado Baal Shem Tov, fundador do movimento chassídico:
Quando uma pessoa acorda do sono, ela deve prestar atenção a três coisas: seu primeiro pensamento, suas primeiras palavras e sua primeira ação. Afinal, nos expressamos em nossos pensamentos, palavras e ações. Precisamos ser rigorosos e precisos para garantir que o início do dia seja positivo.
Se o primeiro pensamento do dia for: “Ufa, o despertador está tocando”, isso influenciará os pensamentos daquele dia. No reino da fala, “uma pessoa deve ter o cuidado de santificar suas primeiras palavras do dia”, escreveu o Baal Shem Tov, para que suas palavras continuem na mesma direção sagrada pelo resto do dia. Talvez, portanto, no livro de orações, a primeira frase que dizemos ao nos levantarmos seja: “Eu te agradeço, Rei vivo e eterno, por teres misericordiosamente devolvido a minha alma dentro de mim; Grande é a tua fidelidade.” Assim, as palavras que abrem o dia são sempre sobre gratidão e fé. E no que se refere à ação, é imprescindível estar atento à primeira coisa que fazemos todas as manhãs, a atividade com que iniciamos o dia.
Bons pensamentos, boas palavras, boas ações. Tenha um bom mês.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *