Três pequenas histórias sobre um grande homem

Hoje é o 70º aniversário do falecimento do Rabino Yaakov Moshe Charlap. O Rav Charlap era um dos alunos de elite do Rabino Kook. Era o rabino do bairro de Shaarei Chesed em Jerusalém e diretor da yeshiva de Merkaz HaRav. Aqui estão três pequenas histórias sobre essa pessoa muito especial:

• Na hora da Havdalá – Zalman Shazar, o ex-presidente de Israel e um dos amigos íntimos do Rav Charlap, descreveu como o rabino conduzia a cerimônia de havdalá, no encerramento do Shabat: quando ele disse “Aquele que separa o sagrado do profano e Aquele separa a luz das trevas”, ele enfatizava “luz” em uma voz forte, em oposição a “trevas”, que foi pronunciava com uma voz mais fraca. E ele continuava dessa maneira: “o Sétimo Dia” em voz alta e depois “os seis dias de trabalho” em voz baixa. Ele também fazia um movimento que indicava diferenciação, como se estivesse realmente separando a luz das trevas. Com a partida da santidade do Shabat, a dor em seu rosto era visível.

• Em um evento marcando 100 anos do estabelecimento do bairro de Shaarei Chesed, o Rabino Shmuel Auerbach falou sobre suas memórias de infância sobre o Rabino Charlap, cujas orações eram ditas lentamente e com foco total: “Mais de setenta anos depois que essas orações foram feitas, a forma com que ele dizia o ‘Shema Yisrael’ ainda ressoa em meus ouvidos.”

• Nos últimos dias antes de sua morte, máquinas de escavação e perfuração funcionavam bem embaixo da janela de seu quarto. Quando sua família sugeriu que ele se afastasse da fonte do barulho, Rav Charlap protestou: “Até agora, tive o privilégio de sair e ver a construção de Jerusalém. Agora que estou confinado à minha cama, não posso sair, mas quando ouço o barulho das máquinas, sei que Jerusalém continua a ser construída. Não me negue o privilégio de pelo menos ouvir os sons de Jerusalém sendo construída.”

Desde a havdalá, passando pela leitura do Shema, até o barulho dos tratores, o Rav Charlap soube santificar cada momento.

Em sua memória.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *