Um pensamento para o novo mês

Chodesh tov! Tenha um bom mês! Hoje marcamos o inicio do mês de Cheshvan. Com a conclusão de Tishrei, a rotina recomeça. O Rabino Zalman Wishedski da Basileia, Suíça, escreveu sobre isso da seguinte maneira:

“‘Tenha um bom ano’ não é apenas um desejo, mas também um apelo à ação. Acredito de todo o coração nesta ideia. Não podemos nos permitir permanecer (apenas) com os bons votos de Tishrei, mas devemos entrar no mês de Cheshvan avançando com fé e ação para ter certeza de que este será, de fato, um bom ano. Como diz um velho ditado chassídico: ‘Pense bem – e será bom.’ Seus pensamentos influenciam, se não determinam, sua realidade.

Portanto, uma pessoa que entra na rotina do ano novo com uma atitude de ‘Eu não posso fazer isso, não terei sucesso, não tenho tempo e não há chance de que a vida seja melhor – muito provavelmente não terá um bom ano. Por outro lado, imagine alguém que entra no ano novo pensando e dizendo:

‘Este ano vou trazer estabilidade e alegria para a vida da minha família, b’ezrat HaShem. Este ano vou corrigir minha situação financeira, não importa o que aconteça. Este ano vou investir em uma criança que tem dificuldade nos estudos e ajudá-la a realizar seu potencial. Este ano, vou trazer para o meu casamento um maior grau de amor e carinho.’

Não há dúvida de que quem entra no novo ano avançando assim, aumenta significativamente suas chances de sucesso. Claro, também é necessário agir. Você quer um bom ano? Comece a torná-lo um. Organize um plano, melhore-se, solicite ajuda profissional, mas tudo deve ser baseado no entendimento de que D’us acredita em nós, e nós acreditamos em nós próprios. Então Shana Tova. Este não é apenas um desejo, mas também um convite para tomar uma decisão.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *