Uma bênção de amor

No final de uma semana tão tempestuosa, a porção desta semana da Torá oferece conforto. Na parashat Nassó, a famosa bênção dos sacerdotes aparece: יְבָרֶכְךָ ה’ וְיִשְׁמְרֶךָ. יָאֵר ה’ פָּנָיו אֵלֶיךָ וִיחֻנֶּךָּ. יִשָּׂא ה’ פָּנָיו אֵלֶיךָ וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם””Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor levante seu rosto para ti e te eduque. Que o Senhor levante seu rosto para ti e faça para ti, paz.” Bênção, proteção, iluminação, graça, paz. Mais do que isso não precisamos.

Desde então, por milhares de anos, os pais têm abençoado seus filhos dessa forma todos as noites de Shabat, e os cohanim (sacerdotes) têm abençoado o povo de Israel dessa forma, mas é importante observar o texto da bênção. Durante a oração, alguém da congregação anuncia: “Cohanim!”. Eles então se enrvolvem em seu talit e dizem: “ברוך אתה ה’, אלוקינו מלך העולם, אשר קידשנו במצוותיו וציוונו לברך את עמו ישראל באהבה “Bendito sejas, ó Senhor, nosso Deus, Rei do mundo, a quem santificamos por Seus mandamentos e ordenamos que abençoasse Seu povo Israel com amor.” A última palavra nesta saudação é bastante surpreendente. Não falamos, por exemplo, na respectivas bênçãos, “acender velas de Shabat com amor” ou “comer matzá com amor”. Mas para abençoar e ser abençoado – é preciso abrir o coração e amar. É uma condição prévia para a abundância e a bondade com que os sacerdotes abençoam o povo. É necessário um bom olhar, generosidade e identificação com a coletividade. Isso é o que nos trará bênçãos em nossas vidas.

O Rabino Moshe Grilak escreve que a bênção dos sacerdotes é um treinamento diário para todos nós. Um exercício regular de amor. Em uma época de charlatães oferecendo falsas segulot, em uma época em que nem sempre se sabe para aonde vão os recursos doados, a porção semanal da Torá nos lembra que em cada sinagoga perto de nossa casa, esta poderosa bênção é pronunciada, todas as manhãs, de graça e com amor. Shabat Shalom.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *