Yom HaShoah: Sobre juventude, fé e vida sem avós / A Nota Diária / Sivan Rahav-Meir:

Tradução: Gladis Berezowsky e Yeshayahu Fuks

Na véspera do Yom HaShoah (Dia de Recordação ao Holocausto), centenas de meninas do workshop Nifgashot entrevistaram, junto comigo, a historiadora Esther Farbstein. Suas observações incluíram o seguinte:

Sobre ser adolescente durante a Shoah: “Tive o privilégio de publicar o diário da adolescente Rivka Lifshitz, décadas depois de ter sido escrito. Do gueto, Rivka escreveu para si mesma: ‘O conteúdo da minha vida não posso mudar, mas posso mudar a melodia.’ Esta é uma bela mensagem e um pensamento importante para nós também hoje. Às vezes acontecem coisas que não podemos controlar, mas sempre podemos determinar a atitude que desejamos adotar, a atmosfera que desejamos criar e a melodia que desejamos cantar.”

Sobre a fé durante a Shoah: “Até o Rei David voltou-se para D’us e clamou: ‘Meu D’us, meu D’us, por que você me abandonou?’ (Salmos 22: 1). É muito natural fazer perguntas difíceis e, às vezes, não fazer perguntas é um sinal de apatia. Como judeus com fé, às vezes somos deixados com uma pergunta, mas há uma diferença entre as perguntas dirigidas diretamente a D’s, e perguntas feitas sobre Ele, de um lugar de distância e alienação. Além disso: a Shoah nos faz pensar não apenas sobre D’us, mas também sobre nós. Elie Wiesel disse uma vez: ‘Você pergunta onde estava D’us durante o Holocausto, e eu pergunto onde estava o homem. ‘”

Sobre os sobreviventes da Shoah de segunda geração: “Você precisa entender que depois da Shoah uma geração sem avô e avó cresceu por aqui. No Shabat, visitávamos mulheres mais velhas na vizinhança apenas para nos sentirmos como se tivéssemos uma avó. Nós adotamos avós para nós mesmos. Quando chamamos minha mãe de avó, depois que seu primeiro neto nasceu, foi incrivelmente empolgante para nós. Em Israel hoje, consideramos garantidas três ou quatro gerações sucessivas. Mas você não tem ideia do privilégio que é isso, construir um

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *